Muitas pessoas já tiveram momentos que tiveram que ficar longos períodos sem treinar, devido a compromissos com trabalho ou viagens, ou por lesões e doenças.
Quando atingimos a hipertrofia na academia, nossas fibras musculares experimentam um aumento em um tipo de célula conhecido como mionúcleos.
A principal função dessas células é nos ajudar a ficar mais fortes e aumentar o tamanho das fibras musculares.
Tenho duas notícias… uma ruim e outra boa…vamos a notícia ruim primeiro: A má notícia é que esse “afastamento” gera uma atrofia natural dos músculos…
Tal atrofia pode ser ainda mais acelerada em casos de imobilização por algum tipo de trauma…
Agora vamos a boa notícia: Calma! Nem tudo está perdido! Você já ouviu falar em memória muscular?
O que é memória muscular?
Os tecidos musculares são formados por inúmeras células, constituídas de núcleos, denominados miócitos. São os núcleos existentes nestas células que controlam o ganho de massa muscular.
Por isso, quando realizamos exercícios que exigem mais dos músculos, novos núcleos são criados, proporcionando assim o crescimento muscular.
Quando um praticante de musculação pára de treinar por um período, seja por lesão..férias etc.. a massa muscular diminui, mas a quantidade de miócitos (células que constituem os músculos) continua a mesma.
Isso se chama memória celular e é por causa dela que quando voltamos a treinar, ganhamos massa muscular de maneira mais rápida.
Esses núcleos das células musculares parecem agir como “células de memória”. Eles “recordam-se” da quantidade de massa muscular que você tinha antes de ter parado de treinar.
Quanto mais tempo você treinou em sua vida, mais tempo levará para perder a aptidão alcançada.
A recuperação do volume muscular é mais rápida nas pessoas treinadas, mas é bom lembrar que: O aumento da carga deve ser gradativo, para que não haja riscos de lesões!
Como ela auxilia no processo de hipertrofia?
O fenômeno da memória muscular é mais discutido quando se olha para a atrofia muscular – ou quando você para de treinar por longos períodos de tempo, resultando em perda muscular potencial.
Os cientistas ainda não sabem o processo exato da hipertrofia muscular, mas é sabido que o exercício promove o aumento do volume muscular por meio do crescimento de fibras pré-existentes, ao invés da formação de novas células.
Parece complicado, mas na verdade, para entender a memória muscular, você só precisa saber que as fibras que compõem o músculo são compostas por várias pequenas estruturas que permitem que elas cresçam maiores do que outras células.
De forma extremamente simplificada, é como comparar uma casa construída por um pedreiro com uma casa construída por cinco pessoas.
Dicas para ativar a sua memória muscular
1. Volte a treinar com intensidade
O primeiro passo para recuperar músculos e força parece óbvio, mas é: retome o treinamento! Treinamento com pesos de novo.
No entanto, se você ficar ocioso por um longo tempo, não retome o treinamento com cargas elevadas porque seu corpo precisa se reacostumar ao treinamento.
Uma boa ideia é usar apenas uma carga de aproximadamente 60% de 1RM (repetição máxima). Se for mais difícil no começo, não se preocupe.
Lembre-se de que, por causa da memória muscular, você responderá mais rapidamente a esses estímulos e poderá restaurar rapidamente o tamanho e a força muscular.
2. Entre em superávit calórico
Para ganhar músculos e melhorar a força, você precisa ter bastante atenção na cozinha. Para ter uma boa recuperação e ativar a memória muscular, você precisa estar em superávit calórico.
Comer um excesso / dieta acelerada significa que você está ingerindo mais calorias do que seu corpo consome, o que significa que você fornecerá combustível suficiente para seus músculos se recuperarem e crescerem normalmente.
3. Atenção a sua recuperação
Quando decidimos treinar novamente, estávamos todos animados e motivados com essa decisão.
Não sei há quanto tempo você não se exercita, mas depois de algumas semanas ou meses de inatividade, você sentirá os efeitos positivos do treinamento de recuperação no dia seguinte.
No entanto, você também sentirá muita “dor” – a famosa “dor muscular tardia”.
Uma vez que seu corpo se ajuste novamente, a leve dor irá diminuir. No entanto, antes disso, você descobrirá que precisará de um tempo de recuperação maior.
É interessante que você faça exercícios de alongamento após o exercício. Com isso, você vai circular o fluxo sanguíneo para que você possa minimizar a dor.
Conclusão
Tirando lesões ou doenças, particularmente acho que não há razão para se afastar totalmente das atividades físicas mesmo nos momentos de férias.
Aliás, nas férias com mais tempo disponível é que você poderia se dedicar ainda mais! Treine sempre, e de forma consciente! Sua saúde agradece!
Você gostou do conteúdo? Conhece alguém que também possa gostar? Bem, você pode melhorar os resultados deles compartilhando isso! Por hoje é só, e até a próxima! #VEMPROTREINO