Variações do Stiff
Vc faz o STIFF com pernas estendidas ou flexionadas? E qual seu objetivo? Qual o certo? Qual o errado❓
🔉 O Fato é: contrações musculares a partir de um alongamento são mais eficientes para provocar danos teciduais, então… com as pernas estendidas os danos musculares serão maiores (maior hipertrofia!).
Detalhe fundamental
A amplitude de movimento está relacionada a flexibilidade dos posteriores, e obviamente acarretará numa menor amplitude, mas deve-se respeitar essa limitação, e com tempo de treino e alongamentos, aos poucos o praticante conseguirá amplitude máxima.
Agora uma informação de suma importância: com os joelhos estendidos, como foi citado, estará tendo uma maior solicitação sobre os isquiotibiais, já que eles estão em uma posição na qual não sofrem os efeitos da insuficiência ativa.
📌 Quando você flexiona levemente os joelhos, faz com que os isquiotibiais percam um pouco de efetividade no movimento, fazendo com que os glúteos sejam muito mais solicitados.
Qual o mais adequado pra você? Depende da estrutura do seu treino! Por exemplo, quem já executou uma série de exercícios com foco nos glúteos, pode usar o stiff com mais enfoque nos isquiotibiais. O contrário também é valido. O importante é saber disso e ter um planejamento de treino que contemple estas diferenças nas variações do stiff.
Como evoluir no Stiff
O Stiff é um exercício de treinamento viável para aumentar a hipertrofia muscular, a força e integrar a amplitude de movimento dos isquiotibiais para quase todos os atletas.
Devido ao isolamento deste exercício, a maioria dos atletas e treinadores devem realizar este movimento com cargas moderadas para maximizar a hipertrofia antes de entrar em técnicas mais avançadas de força e/ou velocidade.
Seja qual carga você utilize, saiba que a forma como você executa o exercício, e a amplitude do mesmo, influencia muito em seus resultados nos seus treinos.