A obesidade é uma doença moderna que afeta diferentes países e culturas. Nesse sentido, o treinamento com pesos para a obesidade é uma opção muito importante para a redução desse quadro.
Neste artigo vamos falar sobre musculação para obesidade. Como fazer para atingir mais resultados?
Sedendatismo x Obesidade
A OMS recomenda que adultos aumentem o tempo de atividade física semanal para 300 minutos – até uma hora de exercícios por cinco dias ou 40 minutos por sete dias – ou façam 150 minutos de atividade física intensa por semana, quando não tiver contraindicação.
A última diretriz da organização, de 2010, se concentrava em alcançar “pelo menos” 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de exercício de alta intensidade por semana.
Mas vale uma resalva! Atividade física é qualquer movimentação do dia a dia que resulte em estímulo dos músculos e gasto energético, como andar, correr ou subir escadas. Já exercícios físicos são práticas programadas como um treino de musculação!
Ou seja, todo exercício é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício.
Atualmente, 47% dos adultos brasileiros não fazem nem 30 minutos de exercícios físicos por dia. Portanto, é natural que a maioria dessas pessoas sedentárias esteja mais propensa a doenças.
E um fator que pode agravar a situação é que, infelizmente, muitos obesos não se sentem motivados pra praticar atividades físicas.
Atualmente, 47% dos adultos brasileiros não fazem nem 30 minutos de exercícios físicos por dia. Portanto, é natural que a maioria dessas pessoas sedentárias esteja mais propensa a doenças.
E um fator que pode agravar a situação é que, infelizmente, muitos obesos não se sentem motivados pra praticar atividades físicas.
Portanto, é preciso estimular e incentivar os clientes com sobrepeso a praticar exerícicios!
A ideia é que a atividade física seja vista da forma mais natural possível, ao invés de uma obrigação desagradável.
Vantagens da musculação para obesos
Existem alguns pontos muito importantes na luta contra a obesidade, podemos encontrar um forte aliado na musculação. Nesse sentido, os principais motivos para pessoas obesas realizarem musculação são:
Aumente seu gasto calórico
A musculação, desde que o treino seja bem orientado, pode acelerar a eliminação das gorduras durante o dia todo, e assim emagrecer mais do que os aeróbios de baixa e média intensidade. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.
Fortaleça suas articulações
Outro ponto importante é que se o treinamento com pesos for feito de maneira correta e os exercícios cuidadosamente selecionados para esse fim, não haverá impacto nas articulações.
Isso é muito importante para pessoas obesas, afinal, as articulações costumam ser afetadas pelo excesso de peso.
Isso é muito importante para pessoas obesas, afinal, as articulações costumam ser afetadas pelo excesso de peso.
Melhore sua composição corporal
Uma vez que o percentual de gordura diminuirá, se a dieta for balanceada e o tônus muscular aumentar, a composição corporal será naturalmente melhorada significativamente no processo.
Reduza o estresse
Uma das consequências da resposta ao estresse é o crescimento das células de gordura abdominal e a perda de massa muscular, o que leva à resistência à insulina e à obesidade.
O hormônio adrenal cortisol liberado como resultado da resposta ao estresse é, em última análise, responsável pelo fato de que o estresse promove o ganho de peso porque promove a resistência à insulina e eleva os níveis de açúcar no sangue.
O estresse diário é uma parte normal da vida moderna. No entanto, se o estresse for extremo, incomum ou duradouro, a resposta ao estresse pode ser avassaladora e bastante prejudicial.
Melhore a sua saúde no geral
O treino regular é obviamente a chave principal para se manter saudável. A capacidade de perder peso por meio de exercícios é um reflexo direto da massa muscular de uma pessoa. Quanto mais massa muscular você tiver, mais gordura você queima.
Para homens e mulheres, a massa muscular aumenta ao longo da adolescência e atinge o pico no final da adolescência e meados dos 20 anos.
Depois disso, a massa muscular da maioria das pessoas diminuirá lentamente, mas de forma implacável.
A menos que construamos músculos especificamente por meio do treinamento com pesos, perderemos cerca de 1% da massa muscular magra todos os anos aos 50 anos de idade.
Como deve ser feita a musculação para obesidade?
Todo e qualquer treino, se prescrito corretamente, visa o ganho de massa magra e perda de gordura. O que vai potencializar isso ou não é a dieta ! Não existe treino, bem feito claro, que vá “diminuir” sua massa magra… A perda de gordura é uniforme…e não em pontos específicos.. é impossível perder gordura em apenas uma parte do corpo.
E quais os exercícios que mais pode auxiliar na perda de gordura? Opte por multiarticulares como agachamento livre, agachamento frontal, levantamento terra, barra fixa…
Pra que você tenha uma idéia, tanto o terra quanto o agachamento por exemplo funcionam como exercícios pra aumento da força e de massa muscular do corpo inteiro. Mais de 200 músculos estão envolvidos na execução!!! Além disso, são alguns dos que mais liberam o hormônio do crescimento e testosterona, aumentando a força e o crescimento de todos os músculos.
Aeróbios são fundamentais na perda de peso?
Não recomendo aeros… médio e longos… de baixa intensidade…se for pra seu lazer e por prazer…é tolerável… já é sabido que não são a melhor estratégia pra perda de gordura..vc pode correr daqui até a lua…q a perda será ínfima.. seria prático pra mim te recomendar cinco km de corrida por dia… mas o impacto seria mínimo. Foco na dieta. Sempre. Se for pro seu lazer td bem!! Faça pq gosta ta. Lembrando que pessoas acima do peso devem evitar atividade de impacto como corridas… atividades que precisem pular… etc.
Lembrando que pessoas acima do peso devem evitar atividade de impacto como corridas… atividades que precisem pular…pra assim evitar lesões articulares.
Musculação para obesidade: considerações finais
Sem dúvidas, se você busca a perda de peso, a musculação para obesidade é o caminho correto para você.
Grande parte das pessoas que sofrem com obesidade ainda acreditam que se deve focar em aeróbicos e esperar a perda de gordura para iniciar um treino de musculação na academia.
Porém, o que vemos é que pessoas que utilizam a musculação conseguem perder peso e construir músculos muito mais rápido.
O que você achou das dicas? Acha que a musculação para obesidade é ideal para você? Deixe nos comentários a sua opinião. #VEMPROTREINO