2h de treino funciona?
Temos duas bases que servem de ponto de partida na montagem de uma periodização: o volume e a intensidade. Estes dois, são inversamente proporcionais. Se você aumenta um, o outro, invariavelmente, é reduzido. Qual é o problema com as 2h de treino?
Treinos mais intensos.
Mas é sabido através de diversos estudos que treinos mais intensos, com técnica, cadência, quando aplicados, nos trazem benefícios muito maiores do que os treinos de alto volume.
O problema é que criou-se um mito de que você precisa passar pelo menos duas horas dentro da academia treinando, no mínimo 6 vezes por semana. Isso é pura perda de tempo e de SAÚDE!
Não existe um tempo mágico para treinar
No geral, de 30 a 40 minutos é mais do que suficiente para que você tenha bons resultados em seu treino. E dependendo de como SEU TREINO FOR MONTADO, e meus alunos de consultoria sabem bem disso, em alguns momentos poderemos ter treinos de 20 a 25 minutos, sem que haja perda de qualidade ou de resultados.
Periodização do treino
Salvo casos específicos, onde a periodização exija treinos mais volumosos, você pode treinar muito mais rápido e de maneira intensa e com isso, ter mais tempo livre.
2h de treino é mais do que suficiente
O treinamento com pesos requer um planejamento cuidadoso e intensidade adequada para que seja realmente ativo. Quando a sessão não puder ser retomada, o resultado não aparecerá. Já vi algumas mulheres cometerem muitos outros erros, como trair ou restringir sua dieta.
A cadência (Regularidade de movimentos) como variável é mais importante do que apenas aumentar o “peso”, pois o aumento indiscriminado da carga pode interferir na amplitude e comprometer a boa execução do exercício, e em casos extremos pode gerar lesões indesejadas.
A cadência do exercício pode ser prescrita como, 1010, 2020, 3010, etc. O primeiro número faz referência a fase a favor do peso, o segundo está relacionado a fase de transição, da concêntrica para excêntrica.
O terceiro número se refere à fase contra o peso e o quarto número também é uma fase de transição para o primeiro número.
Se você acha que a postura correta não influencia nos seus ganhos, tenho más notícias. Ela influencia diretamente! E isso é um dos pontos chaves para ter resultados com cargas leves.
Uma boa postura significa qualidade de vida e saúde corporal. Isso deve ser levado em consideração não apenas na execução de tarefas diárias ou na maneira como nos sentamos, mas também na execução dos exercícios durante o treino.
Tudo isso afetará os resultados do seu treinamento e tornará o treinamento com pesos menos eficaz.
Portanto, sempre tente treinar de forma inteligente e desenvolver uma dieta eficaz e que atenda aos seus objetivos. Para alcançar bons resultados não há segredo, apenas disciplina e um acompanhamento de profissionais!