Ficar em forma não é fácil. Mas depois de treinos constantes, por quanto tempo mantemos o shape se pararmos de treinar?
Tenho duas notícias.. uma ruim e outra boa…vamos a notícia ruim primeiro: A má notícia é que esse “afastamento” gera uma atrofia natural dos músculos…Tal atrofia pode ser ainda mais acelerada em casos de imobilização por algum tipo de trauma… Agora vamos a boa notícia: Calma! NEM TUDO ESTÁ PERDIDO! Você já ouviu falar em memória muscular??
A memória muscular
Um estudo recente chegou a conclusão que o fenômeno da memória muscular pode ser explicado, em grande parte, pelo fato dos músculos manterem o mesmo número de núcleos musculares durante a perda de massa muscular ou falta de treino.
Esses núcleos das células musculares parecem ag ir co mo “células de memória”. Eles “recordam-se” da quantidade de massa muscular que você tinha antes de ter parado de treinar. PORTANTO, quanto mais tempo você treinou em sua vida, mais tempo levará para perder a aptidão alcançada.
A recuperação do volume muscular é mais rápida nas pessoas treinadas, mas é bom lembrar que no retorno aos treinos: O aumento da carga deve ser gradativo, para que não haja riscos de lesões!
Em quanto tempo começo a perder peso?
A taxa de atrofia muscular depende do seu nível de condicionamento físico atual e de quanto tempo você está inativo.
Quanto mais massa muscular você tiver, mais difícil será mantê-la quando inativo e mais você perderá. Em outras palavras, pessoas saudáveis tendem a perder massa muscular mais rapidamente do que pessoas não saudáveis.
Alguns estudos mostram que você pode começar a perder músculos após uma semana de inatividade – se você não conseguir se movimentar, pode perder até 1 kg.
Outro estudo mostrou que mesmo se você não estiver acamado, o tamanho do músculo diminui em aproximadamente 11% após dez dias.
No entanto, antes de entrar em pânico lembre-se da mémoria muscular que citei no tópico anterior! Férias não te farão mal fora que todos precisamos de um descanso físico e mental! E você não precisa parar totalmente suas atividades físicas quando estiver curtindo as férias! Lembre-se é um estilo de vida! O importante entender que a “pior” atrofia muscular geralmente ocorre durante uma lesão ou quando você para de usar os músculos completamente por um longo tempo.
O músculo se transforma em gordura?
Músculo e gordura são tecidos totalmente diferentes. ou seja, é impossível transformar um no outro.
Em entrevista à Live Science, Brad Schoenfeld, professor assistente de Ciência do Exercício no Lehman College da City University de Nova York, falou sobre o assunto e o exemplificou da seguinte maneira: “A melhor analogia que posso usar é que você não pode transformar uma laranja em uma maçã”. Assim, deve-se entender que a perda de peso é um processo diferente de adquirir mais massa muscular.
Se você ficar inativo ocorrerá uma mudança na sua composição corporal. Menos músculos e provavelmentre mais gordura…se você não cuidar da alimentação.
O seu humor muda, e para pior…
Atividades físicas, mesmo que de forma irregular por si só, já liberam hormônios e substâncias que melhoram significativamente o humor.
Quando o exercício físico é uma atividade regular, a tendência é que esse benefício se torne cada vez mais natural e melhore de forma geral o humor daqueles mais ativos.
Para além de um abdômen definido, bem estar físico e mental, eis o mais curioso e interessante benefício da prática de exercício físico: a produção de ENDORFINA, um neurotransmissor utilizado pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. Ou, como gosto de lhe chamar: o hormônio do PRAZER.
A endorfina é uma substância produzida por nossos cérebros durante e após uma atividade física, que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar, gerando sensações de bem estar e prazer. A origem de seu nome vem das palavras “endo” e “morfina”, que respectivamente significam interno e analgésico.
São diversos os benefícios! Ganha-se qualidade corporal, e também mental. Quando bem com nossos corpos, trabalhamos melhor, namoramos melhor, viajamos melhor, temos maior disposição para enfrentar o dia a dia, não adoecemos com freqüência.
Após acostumar o corpo com esses estímulos e substâncias, uma vez que ele não os receba mais, a química hormonal se desregula e isso causa, também, o mau humor e a irritabilidade.
Como recomeçar a rotina de exercícios?
A seguir, confira algumas dicas para você superar esses desafios e retomar sua rotina de exercícios.
1. Recomece devagar
Antes de qualquer coisa, você precisa saber que não adianta recuperar o tempo perdido todo de uma vez. Então, recomece devagar. Pegar pesado logo no início pode causar lesões!!
O segredo é não ter pressa nesse retorno. Esse cuidado garante que você não ultrapasse os limites adequados à sua segurança.
2. Reduza a carga inicialmente
A prioridade não é “pegar pesado” mas, readaptar seu corpo, , pois você ainda está retornando aos treinos. É extremamente necessária essa readaptação e é preciso paciência e comprometimento!
Ou seja: decidir pelo mesmo peso que você pegava anteriormente pode sobrecarregar os músculos e as articulações, por exemplo. Uma dica é começar devagar e ir aumentando a intensidade de forma progressiva.
3. Mantenha a frequência
Outro ponto importante para retornar aos treinos é mantendo a frequência. Na volta, opte por realizar os exercícios com um maior número de repetições e menos carga. Uma sugestão de programa de treino pra inativos é o chamado: alternado por segmento. E é recomendado para inativos por evitar a fadiga muscular precoce. Nesse tipo de montagem não deve haver o treinamento de uma articulação em especial. Os exercícios devem, sempre que possível, alternar entre membros superiores e inferiores. O foco inicial não é hipertrofia!
Você pode treinar em dias alternados se possível. Dessa forma, seu corpo consegue se acostumar mais rapidamente e o condicionamento é recuperado sem que haja lesões.
4. Conte com apoio profissional
Praticar exercício físico deve ser algo prazeroso e que te traga resultados! Busque orientação profissional que seja presencial ou online! Mais difícil do que começar é recomeçar. A falta de afinidade com o treino é uma das principais razões para ficar desmotivado. Então, se você quer vencer o desânimo, busque RESULTADOS!
Conclusão
Tirando lesões ou doenças, particularmente acho que não há razão pra se afastar totalmente das atividades físicas mesmo nos momentos de festas de fim de ano ou férias..aliás nas férias com mais tempo disponível é que você poderia se dedicar ainda mais! Treine sempre, e de forma consciente! Sua saúde agradece!
Gostou das dicas? Se ainda restou alguma dúvida, deixe nos comentários. Compartilhe o post com algum amigo que também precisa saber dessas informações antes de ficar dias sem treinar, e #VEMPROTREINO.