Posso intercalar exercício multiarticular com monoarticular?
O método pré exaustão é caracterizado pela realização primeiramente de um exercício uniarticular e na sequência, sem intervalo, efetuar um exercício multiarticular.
.
💪🏼O principal objetivo com este método é aumentar a intensidade sobre o músculo alvo sem desgastar os músculos sinergistas! Por exemplo: Por exemplo, realizar a cadeira extensora e depois efetuar leg press é um bom exemplo de pré exaustão, onde foi efetuado um movimento com a finalidade de isolar o quadriceps e depois um multiarticular para alcançar um desgaste maior no grupo muscular alvo.
Método de treino
💥Assim como em qualquer método, também devem ser consideradas alguns pontos antes de utilizar a pré exaustão:
1️⃣Não é recomendado para iniciantes, pois por não estarem preparados para uma intensidade tão alta podem até se lesionar.
.
2️⃣Não é bem uma desvantagem… mas técnicas avançadas não devem ser utilizadas durante muito tempo sem intervalos. Isso vale pra rest-pause, drop set, e similares que geram um desgaste muito grande, e sua a utilização deve ser bem ajustada por um bom profissional pois existe o risco de overtraining e isso pode prejudicar sua recuperação muscular.
.
E vc❓ Utiliza alguma técnica de intensidade no seu treino de exercício monoarticular?
Exercícios compostos
Assim como os exercícios compostos, os monoarticulares são muito importantes para um bom treino de musculação.
É interessante que se tenha o equilíbrio certo no seu plano para que não falte nenhum deles e que você consiga grandes resultados.
Os exercícios monoarticulares são úteis quando você retoma o treinamento físico após uma longa pausa.
Os exercícios monoarticulares são a base de muitos treinos, mas quando se trata de construir músculos, muitos diriam que eles não são os mais adequados para aumentar a massa muscular… Mas os uniarticulares também têm suas vantagens!
Eles podem ajudá-lo a fortalecer uma parte do corpo que pode ter sido enfraquecida por uma doença, cirurgia ou lesão.