Você é iniciante na academia, sedentário ou até mesmo nunca pisou em uma academia?
Todo mundo que entra na academia está buscando melhorar a sua saúde e deixar o seu físico mais bonito. Porém, é muito comum se sentir perdido no início.
Quais exercícios você deve focar? Quando aumentar suas cargas? Todas essas dúvidas são normais durante esse período de adaptação a academia.
Neste artigo, preparei algumas dicas para você que está nessa situação de iniciante na academia. Continue lendo para saber o que você deve saber se ainda não pisou em uma academia. Ou, se preferir, veja o vídeo abaixo.
Nunca pisou numa academia? Dicas para iniciantes na academia
Vamos definir o que é um iniciante
Quando falo de iniciantes neste conteúdo, estou falando de pessoas que estão pisando na academia pela primeira vez.
Iniciantes são pessoas totalmente ou relativamente novas no mundo da musculação. E se beneficiam igualmente quando submetidos tanto a altos quanto a baixos volumes de treinos.
Conheço pessoas que treinam há 10 anos mas as considero iniciantes, conheço também pessoas que com dois anos de treino já se tornaram avançadas.
Como é o treino para iniciantes?
O primeiro passo para um bom treino para iniciantes é avaliar o quão apto você está para a atividade física escolhida.
Como iniciante, cuidado com as cargas.
No início, em alguns exercícios, tendemos a aumentar a carga rapidamente, principalmente à medida que nos tornamos mais eficientes.
Mas nos deparamos com dois problemas: a evolução desse poder tende a cair drasticamente, o que gera frustração; e a exposição ao risco é alta.
Dicas para iniciante na academia
1. Controle a sua ansiedade
Quando você entrar em uma academia e estiver dando os seus primeiros passos nos treinos, controle a sua ansiedade. Não vá achando que os resultados serão construídos do dia para a noite.
Isso não acontece, e não é bom que aconteça. Afinal, existe aquela máxima que vale também para a academia “Tudo que vem fácil, vai embora fácil.”
Não seja ansioso. Se você se dedicar, fazer um bom treino e uma boa dieta, você terá resultados. Simples assim.
2. Não exagere nas cargas
Sempre que me deparo com alunos novos, o principal objetivo deles é o ganho de massa magra.
A grande maioria começa com a ideia de que é preciso altas cargas ou treinar até a falha para isso. O que muitas pessoas não sabem é que é possível ter grandes resultados utilizando cargas leves.
Lembre-se de que você não precisa de cargas altas no começo. O que você precisa é de um treino consciente. Realizar movimentos controlados, manter a coluna em uma posição neutra (vertical), alinhar as articulações e ativar o núcleo são pequenas estratégias para o movimento consciente.
Quer saber mais sobre cargas? Confira nosso artigo completo sobre o tema: cargas leves também proporcionam grandes resultados.
3. Foco nos exercícios básicos
Foque sempre nos exercícios básicos. Evite os exercícios da moda. Aqueles que as pessoas fazem na internet e garantem resultados milagrosos. Isso não existe.
Quando falamos de exercícios básicos, quais são eles?
Para um bom treino de membros inferiores, por exemplo, você deve focar nos exercícios multi-articulares. Agachamento, passada unilateral, stiff e leg press, são as melhores opções.
Não se esqueça que para ter um físico saudável e bonito, todos os grupos musculares devem estar em dia, em especial os membros superiores. Confira nosso artigo completo sobre os melhores exercícios para membros superiores.
Foco em exercícios como puxadas, remadas, até mesmo exercícios com o próprio peso do corpo.
Considerações finais
Mesmo se você nunca pisou em uma academia, agora você já tem tudo o que precisa para fazer um bom treino. Seguindo as dicas citadas neste artigo e mantendo a consistência, você terá resultados garantidos no futuro.
Lembre-se que a academia é um estilo de vida. Faz bem para o corpo, faz bem para a mente e vai melhorar muito a sua qualidade de vida.
Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você. Se ainda restou alguma dúvida, pergunte em nossas redes sociais.
Se você quer um treino montado por um profissional, considere contratar uma consultoria online.
Você informa os dados ao preencher um formulário, como seu estilo de vida, rotinas diárias, limitações de estilo de vida e frequência de treinamento.
Você também deve especificar sua idade, sexo, altura e peso. Você também deve fornecer informações sobre seu percentual de gordura e percentual de gordura corporal.
Se você contratar um personal trainer online, poderá monitorar seus treinos a qualquer hora e em qualquer lugar. Com profissionais online, você pode agendar o treino sem precisar agendar um horário específico a cada semana.
Além disso, você pode obter ajuda com seus objetivos por meio de um aplicativo, site ou mensagem do WhatsApp.