Você sabia que beber nos finais de semana pode afetar muito o seu treino? O álcool e treino são digamos… incompatíveis.
A bebida alcoólica prejudica o desenvolvimento físico devido a muitos fatores, os quais podemos destacar: compromete a absorção de vitaminas e minerais, afeta a produção de testosterona e gera, claro, desidratação do corpo.
É por isso que este artigo tem como objetivo alertar e demonstrar os riscos do EXCESSO de consumo de bebidas alcoólicas.
Por que o álcool atrapalha os seus resultados?
Ingerir álcool com frequência prejudica a recuperação muscular após seu treino. O motivo? A bebida tem a capacidade de interferir na fabricação de alguns hormônios, entre eles o GH (hormônio do crescimento) e a testosterona, que são importantes para a construção dos músculos.
O álcool também faz com que a produção de cortisol aumente e isso acelera o processo de catabolismo, fase metabólica na qual o corpo passa a consumir suas próprias reservas. Nesse processo, você perde massa magra e piora o desempenho nas atividades físicas.
As mulheres são mais sensíveis ao álcool por conta da água em seu corpo. Homens têm cerca de 55% a 65% de água em seu organismo. Nas mulheres, esse número cai para 45% a 55%.
Como a água é importante para diluir a bebida, os homens são mais resistentes. Mas, esse é um fator preocupante apenas para quem quer ingerir álcool em quantidades exageradas!!!
Álcool + energético potencializa a vontade de beber!
Pode não ser novidade pra muitos, e não é mais “lenda de baladeiro”, agora existe comprovação científica: ÁLCOOL + ENERGÉTICO POTENCIALIZA A VONTADE DE BEBER
Uma combinação cada vez mais comum em festas e bares, a junção de energéticos e bebidas alcoólicas pode prolongar perigosamente a diversão, colocando em risco a saúde dos baladeiros. Segundo um experimento conduzido por pesquisadores da Austrália, a mistura aumenta a vontade de dar continuidade à bebedeira.
Eles acreditam que esse efeito pode ser resultado da ação de substâncias presentes na composição do drinque e alertam que os resultados da pesquisa já servem de base para a discussão de possíveis mudanças na venda desses estimulantes. A suspeita de que energéticos misturados ao álcool aumentam o desejo pela bebida ronda o meio científico há tempos. A cafeína presente nessas bebidas aumenta consideravelmente os efeitos estimulantes da intoxicação alcoólica. O estudo foi publicado na revista americana Alcoholism Clinical & Experimental Research.
Uma notícia chata pras mulheres…
O álcool é vasodilatador, aumenta os níveis de agentes inflamatórios na corrente sanguínea e pode acelerar a flacidez da pele com o tempo. Unhas fracas, com manchas e queda de cabelo também podem ser causados pelo álcool, que inibe a absorção de vitaminas e minerais importantes para manter os cabelos e unhas saudáveis…
Como minimizar os efeitos do álcool no meu treino
1 – Evite bebidas de baixa qualidade, que devido a um processo precário de filtragem, possuem várias impurezas, o que obriga seu fígado a trabalhar dobrado.
2 – Se alimentar logo antes de beber, pode retardar a absorção do álcool pelo corpo, e ainda evita o catabolismo…
No dia seguinte também é necessário se alimentar corretamente e principalmente evitar porcarias (comidas gordurosas, frituras, etc…), pois bebendo você conseguiu irritar boa parte do seu sistema digestivo, fora isso, o coitado do fígado ainda está ocupado tentando metabolizar o álcool.
3 – Não siga o ritmo dos outros! Saiba a SUA hora de parar de beber!.
E o principal! SE FOR BEBER NÃO DIRIJA!
4 – Não siga o ritmo dos outros! Saiba a SUA hora de parar de beber!.
E o principal! SE FOR BEBER NÃO DIRIJA!
Conclusão
A chave é encontrar um meio-termo e fazer tudo em equilíbrio.
A relação entre álcool e hipertrofia só é ruim quando você abusa da bebida e faz isso em vários dias da semana. Nesses casos, não é apenas a hipertrofia que sai perdendo, mas sua saúde também. Por isso, leve essas dicas para a vida e lembre-se de que moderação e equilíbrio são o melhor caminho!
O que você achou das dicas? Quer receber mais conteúdos como esse? Continue acompanhando o nosso blog e #VEMPROTREINO.