Um agachamento bem executado fortalece os músculos das pernas, glúteos e parte inferior das costas, além de melhorar a mobilidade e a flexibilidade da parte superior do corpo.
No entanto, quando a técnica correta não é seguida para executar um agachamento, existe o risco de tencionar os ligamentos e as articulações perigosamente, o que inevitavelmente aumenta as chances de sofrer uma lesão.
Aprender como fazer agachamento é tão ou mais importante do que fazê-los, então aqui estão os segredos que você deve ter em mente.
Você sabe como fazer agachamento da forma correta? Se ainda não sabe, veja nossas dicas agora.
Vantagens do agachamento
1. O agachamento fortalece a parte inferior do corpo e os músculos do core
O exercício trabalha principalmente na parte inferior do corpo, especificamente nos quadríceps e glúteos.
É a posição do joelho em particular, que ajuda a ativar esses grupos musculares de forma eficaz.
E o agachamento além de ótimo para desenvolver a musculatura das pernas glúteos também fortalece o core, grupo muscular que auxilia na manutenção da postura e na consciência corporal.
Já ouviu falar do core? Core significa núcleo, é o centro do nosso corpo, uma área que faz a ligação da parte superior com a inferior, que sustenta completamente a coluna, composta pelos abdominais superiores, os oblíquos (laterais) e a musculatura mais profunda, conhecida como abdome transverso, que fica ao redor do tronco e da pelve.
2. O agachamento queima mais calorias
Como o exercício trabalha muitos grupos musculares ao mesmo tempo, o exercício faz com que seu corpo aumente a produção de hormônios anabólicos.
Estes são os hormônios que ajudam você a perder gordura e construir músculos.
O estudo descobriu que, quando realizado em intensidades semelhantes, o agachamento envolve mais músculos e produz uma maior resposta hormonal e fisiológica, particularmente mais ativação muscular, do que o leg press.
O agachamento, como movimento de treinamento de força, pode ser uma parte importante de qualquer plano de perda de peso.
O treinamento regular de força ajuda a acelerar o metabolismo e pode diminuir a gordura corporal.
3. Agachamento pode reduzir o risco de lesões
Além de ser um exercício eficaz, agachar regularmente também pode ajudar a reduzir o risco de lesões no joelho e tornozelo.
O movimento fortalece os tendões, ossos e ligamentos ao redor dos músculos das pernas e, em particular, pode ajudar a aliviar parte da carga dos joelhos e tornozelos.
O agachamento faz com que os isquiotibiais e os quadríceps se contraiam , o que é um tipo de movimento que proporciona estabilidade aos joelhos.
Como os tornozelos adicionam suporte e força durante o agachamento, os exercícios têm sido usados extensivamente para o tratamento terapêutico da instabilidade nessa área.
Como fazer o agachamento da forma correta?
Para ter sucesso com o agachamento e aproveitar todas as suas propriedades de tonificação muscular e articular, é necessário levar em consideração tanto o posicionamento quanto a execução em si.
A posição inicial correta para o agachamento é ficar em pé, olhando para frente com a cabeça erguida e os pés com a abertura máxima da distância entre os ombros.
Os pés são fundamentais, pois são os focos de apoio durante o agachamento. Alguns atletas preferem posicionar os pés com os dedos voltados para fora e outros em paralelo. Vai depender da flexibilidade e conforto de cada um.
Movimento correto
A pelve é jogada para trás enquanto o corpo cai sobre os pés e os braços caem com o corpo, e o peito é empurrado para fora, de forma que a força recai sobre a parte abdominal. Importante, o movimento descendente não é para baixo, mas para trás.
Você tem que respirar ao dobrar os joelhos, enquanto os braços estão avançados. Cuide acima de tudo para que os joelhos fiquem sempre acima dos pés e não para dentro.
Quando o ponto mais baixo é atingido, a subida começa puxando para cima com a força das pernas, não do corpo em si.
Ao subir, você deve monitorar a posição dos braços (eles também voltam à posição inicial) e a respiração.
Erros comuns ao fazer agachamento
Quais são os erros mais comuns ao fazer um agachamento? Em primeiro lugar, colocar os joelhos errados , tanto na execução quanto na preparação: os joelhos não se dobram primeiro, mas é um movimento que ocorre pelo fato de trazer as costas para trás.
Evite, tanto quanto possível, que eles vão para dentro com o movimento, tentando jogá-los um pouco para fora.
Por outro lado, você deve evitar dois problemas comuns ao fazer o agachamento: arquear as costas à medida que ganha profundidade e retroversão pélvica ou posição forçada da pelve em relação às pernas.
Gostou das dicas de como fazer agachamento? Quer saber mais sobre como melhorar suas técnicas de agachamento? Continue acompanhando o nosso blog e #VEMPROTREINO.