Corrigindo a assimetria do corpo
Um dos lados do corpo é mais desenvolvido na grande maioria das pessoas, e isso é algo normal!
Isso acontece devido à imposição de uma maior força em um dos lados durante os treinos por desconhecimento ou má orientação…Quando existe um lado dominante, condiciona-se aquele lado a fazer mais força, principalmente por ele ser mais desenvolvido e conseguir receber mais carga de peso.
Corrigindo a assimetria
Para corrigir a Assimetria Muscular na grande maioria das vezes, opta-se por Exercícios que trabalham cada lado de maneira individual (unilaterais).
A sugestão é fazer treinos unilaterais equiparados pelo volume (mesma carga e número de repetições), começando pelo lado menos desenvolvido.
Objetivo
O objetivo com isso é que a intensidade relativa seja maior para o lado “fraco”, gerando mais adaptações. Recomenda-se o uso de halteres, principalmente para diferenças nos membros superiores.
Foco na musculação para corrigir assimetria
Uma das principais preocupações do público feminino que embarca em uma jornada de musculação é a hipertrofia. E ter um corpo simétricoa é uma das prioridades.
Muitos que fazem musculação têm a doce ilusão de que ganhar massa magra é um processo simples e de curto prazo…
A verdade é que esse é um processo demorado que depende de muitas variáveis, como dieta, intensidade do exercício, descanso adequado e até mesmo o uso de suplementos se for necessário.
A hipertrofia muscular é caracterizada por aumento de volume. Esta é a resposta natural do corpo ao exercício intenso e bem aplicado!
O corpo da mulher é muito diferente do homem, portanto, o processo de hipertrofia é único entre as mulheres.
É importante deixar os músculos repousaraem para que o efeito desejado de hipertrofia seja alcançado. Portanto, se o treino do dia for para membros superiores, recomenda-se que o treino do dia seguinte seja para membros inferiores, ou até descanso completo, para que os músculos possam se recuperar e evitar lesões e sobrecarga e corrigir a assimetria.