Treinar até a falha ou foco em mais repetições?
A não ser q vc seja iniciante ou esteja sem praticar musculação há mt tempo. A dica principal é treinar até a falha!
Mas vc está se perguntando: Ué ..mas no meu treino existem números de repetições..8…10…12??? Pois bem… Ajuste uma carga que permita você FALHAR dentro do número pré-estabelecido de repetições.
Por exemplo: se estiver escrito 8 reps… procure falhar na sétima ou oitava repetição…se falhar na nona ou décima vc aumente as cargas…se vc falhar na quinta ou sexta repetição …vc diminui as cargas ok 😉
Cargas no treino
Dificilmente você irá achar as cargas adequadas logo no primeiro dia de treino…n se preocupe esse ajuste será aos poucos…
Outra dica: quem não está habituado a usar cadência e grandes amplitudes…deve reajustar as cargas…pra menos… até se adaptar…lembrando que, como repito insistentemente, carga é o último “detalhe”. Priorize a execução, cadência, amplitude, intervalo adequado. E por fim a carga!
Sobre treinar até a falha
Pois bem… Ajuste uma carga que permita treinar até a falha dentro do número pré-estabelecido de repetições prescritos no seu treino.
Aumentar as cargas e a intensidade é o conceito básico do treino de musculação.
Agora vem a surpresa pra muitos… Cargas mais leves promovem hipertrofia tanto quanto cargas pesadas. Sim! vc leu certo! Até por que “intensidade”, que é o nosso objetivo aqui, deve ser entendida como um conceito qualitativo, onde séries, repetições, etc.
Em conjunto com outras variáveis como cadência, amplitude, intervalos irão promover alterações agudas em nosso organismo.
Se você não tem nenhuma limitação articular, você pode e DEVE utilizar as amplitudes máximas de movimentos!! E o que seria amplitude de movimento??? É o movimento máximo realizado por uma articulação dentro dos limites morfológicos, que não promova RISCO DE LESÃO!