Quantos exercícios para membros inferiores?
🔉 Treino de pernas e glúteos? Temos duas bases que servem de ponto de partida na montagem de uma periodização: o volume e a intensidade. Estes dois, são inversamente proporcionais. Se você aumenta um, o outro, invariavelmente, é reduzido.
📈 Mas é sabido através de diversos estudos que treinos mais intensos, quando aplicados, nos trazem benefícios muito maiores do que os treinos de alto volume.
O problema é que criou-se um mito de que você precisa passar pelo menos duas horas dentro da academia treinando, no mínimo 6 vezes por semana. Isso é pura perda de tempo e de SAÚDE!
Montagem do treino
📌 Não existe um tempo mágico para treinar, mas no geral, de 40 a 50 minutos é mais do que suficiente para que você tenha bons resultados em seu treino. E dependendo de como SEU TREINO FOR MONTADO, e meus alunos de consultoria sabem bem disso, em alguns momentos poderemos ter treinos de 20 a 25 minutos, sem que haja perda de qualidade ou de resultados.
👉🏻 Salvo casos específicos, onde a periodização exija treinos mais volumosos, você pode treinar muito mais rápido e de maneira intensa e com isso, ter mais tempo livre.
Quais exercícios fazer no treino de pernas e glúteos?
Primeiramente é importante entender que todos movimentos multiarticulares como agachamento, passada unilateral e leg press, por exemplo, tanto a parte posterior, quanto o anterior da coxa (quadríceps), e também os glúteos são solicitados!
Falando de forma simplista: toda vez que você utiliza um exercicio composto treinando “perna” está treinando bumbum… e vice versa. Existem variações que podemos realizar para enfatizar mais uma parte, ou outra, mas não é possível isolar totalmente os músculos citados nesses exercícios multiarticulares!
E treinar MEMBROS INFERIORES (MMII) em dias seguidos NÃO trará benefício algum! Muito pelo contrário… Pela minha experiência em consultoria e ao ouvir o depoimento dos clientes creio que essa má divisão seja a principal razão de muitas pessoas não atingirem seus objetivos.