Musculação para grávidas
Muito se questiona sobre a prática de musculação na gravidez como algo que não deva ser feito, ainda mais se for em alta intensidade. Entretanto, esse tabu tem que ser revisto, pois cada caso é um caso.
Busque orientação profissional
Claro, antes de mais nada você precisa da autorização de seu médico especialista, pra prática de QUALQUER ATIVIDADE FÍSICA!!! E após desse aval do médico buscar a orientação de um bom profissional!
Como sabemos, a musculação quando bem orientada e executada, é uma das modalidades que proporciona maior segurança a seu praticante.
Impactos da musculação
A musculação, por não exercer fortes impactos e choques físicos pode ser um caminho muito melhor a ser seguido por uma futura mamãe, do que um esporte de contato direto como o futebol ou o basquete. Imagine se, por uma fatalidade um choque na sua região abdominal…
Estatísticas demonstram ainda que a incidência de infertilidade, abortos espontâneos, malformação placentária e anormalidades congênitas em grávidas que continuaram suas atividades físicas, por vezes intensas, não são maiores que nas gestantes sedentárias.
Estudos mostram benefícios
Dois estudos constataram que gestantes que se exercitaram com intensidade alta tiveram mais benefícios que aquelas que treinaram com intensidade baixa.
As que fizeram mais esforços conseguiram diminuir em até 85% o tempo do trabalho de parto e tiveram bebês mais leves (saudáveis – com menos gordura corporal) (Bell et al., 1995; Clapp et al., 1996).
Grávida pode fazer musculação
Sim, grávida pode fazer musculação. O fortalecimento dos músculos abdominais e das costas ajuda a prevenir a dor lombar comum durante a gravidez.
O treinamento de força durante a gravidez também pode ajudar a manter o ganho de peso dentro de uma faixa saudável.
De acordo com alguns estudos, a musculação pode ajudar mulheres com diabetes gestacional a controlar sua condição: um estudo mostrou que o treinamento de força pode reduzir a necessidade de terapia com insulina, e outro estudo descobriu que reduz o risco de bebês grandes” ou macrossômicos.
Muito se questiona sobre a prática de musculação na gravidez como algo que não deva ser feito, ainda mais se for em alta intensidade. Entretanto, esse tabu tem que ser revisto, pois cada caso é um caso.
Por isso, sempre busque a orientação de um profissional de saúde para que o treino de musculação para grávidas seja realizado com segurança, e não coloque em risco a gestação!