O Teste de Aptidão Física (TAF) é é uma das etapas exigidas para concursos de segurança pública. Cada concurso contém uma lista de atividades físicas que os candidatos devem realizar para passar nesta fase. Como correr, pular, nadar, apoiar, barras fixas e assim por diante.
São muitos casos de candidatos aprovados no exame de conhecimentos que posteriormente são reprovados no teste físico.
E um dos principais erros é deixar para se preparar na véspera da prova física.
Neste artigo vamos falar sobre como se preparar para o teste e eliminar essa etapa de primeira!
Como é feito o TAF?
No TAF é avaliado a condição física de realização de determinados exercícios dentro de um tempo e / ou faixa de atuação predeterminada.
Por exemplo, teste de 12 minutos, barra fixa, natação, abdominais, etc. Todas por tempo ou com mínimo de repetições. Por isso, é preciso de alguns meses tempo pra se preparar fisicamente e mentalmente!
O Teste de Aptidão Física é projetado para avaliar a capacidade de um indivíduo de realizar as funções típicas da posição que ocupará.
Primeira dica: não fique sem treinar!
Não deixe de praticar atividade física, mantenha-se ativo mesmo durante o estudo para provas de conhecimento. Sabemos que o tempo é escasso durante os estudos, mas com organização você conseguirá! É mais fácil preparar alguém que já tem uma base, do que alguém que é totalmente sedentário (a).
Treine sempre “para mais”!
Não…isso não significa treinar horas e horas!
Exagerar no volume de treinos pode ocasionar em problemas físicos, e uma lesão prestes a tomar posse na vaga dos seus sonhos não parece algo legal, não é?
Conheça muito bem o teste do TAF
Sempre que sai o edital do concurso, nele já estão descritos quais os exercícios que serão cobrados no TAF.
Mulheres e homens devem prestar atenção ao número de repetições, metragem por minuto nas corridas e na natação que precisarão percorrer.
Normalmente, os números são menores para as mulheres. E aí que vem o “treine para mais”. Por exemplo: se for pra correr 2.400 em 12 minutos, prepare-se para correr 2.400 em 11 minutos.
Por que isso?
Muitas vezes, na hora do teste de aptidão física, bate um nervosismo natural. Por isso, sempre treine para um pouco mais do que você precisa. Não em excesso, mas tenha uma “reserva de segurança”.
Tenha um planejamento de treinos
Se a prova exigir que você corra 2 km, não precisa treinar para correr uma prova de 10 km! Evite desgaste desnecessário! De forma geral, procure melhorar o tempo e não aumentar a distância.
Tenha atenção com a sua alimentação
Aqui o contexto não é para fins estéticos, e sim para seu futuro profissional! Acho que não há motivação maior que isso!
E em um TAF, se você estiver muito acima do peso…terá muita.. Mas muita dificuldade de bater as metas solicitadas pelo seu examinador.
Um exemplo disso são as famosas (e temidas) barras fixas. Com um peso corporal elevado, é muito mais difícil executar o exercício com perfeição.
Um conselho bobo, mas muitas pessoas cometem o erro de não se alimentar corretamente antes deste tipo de teste. Evite alimentos pesados e gordurosos, para não ter um desempenho prejudicado.
Tenha perseverança
Você jamais conseguiu fazer uma repetição completa sequer de barra fixa, e o teste de aptidão física exige 3?
Comece do “zero”!
Para este exercício específico, você precisa de um fortalecimento dos músculos dorsais (principalmente o trapézio e o grande dorsal), dos deltoides e do bíceps.
Portanto, antes de ir para a execução deste movimento, vá fortalecendo os motores do movimento. Sugiro até uma evolução no aparelho Graviton. É a mesma coisa com movimentos como flexão de braço (peitoral e tríceps) ou abdominal.
Agora é você X você!
Mesmo que no dia dos testes apareça um Usain Bolt do seu lado, não há o que temer… Se você tiver um desempenho que te garanta a aprovação, vai ter o mesmo emprego do que qualquer um que se ache o “campeão olímpico”.
Na grande maioria dos concursos públicos, o teste de aptidão física é uma prova eliminatória e não somatória!
Simule as condições do dia TAF – Procure treinar na mesma hora que for realizado o TAF, já com calçados e roupas que usará no dia.
Se previna e evite surpresas no TAF
Já conferiu todo o material necessário para a realização do teste? Tênis novos, por exemplo, podem causar bolhas e desconforto.
Assim como numa periodização esportiva, a semana pré-competição precisa ter um reduzido volume de treino, para que você consiga ir pro TAF com o máximo de substratos energéticos.
Sugiro inclusive que 3 a 4 dias antes da prova você suspenda toda atividade física, até para evitar lesões inoportunas. Também não durma tarde na noite anterior ao TAF, pois a última coisa que você quer é se sentir sonolento no dia da prova da sua vida.
E para finalizar: a ansiedade é normal! Mas tenha em mente que, você só chegou ao TAF depois de ser bem sucedido no teste de conhecimento!
Então prepare-se para mais uma vitória! Espero ter ajudado e bom TAF para todos os concurseiros! #VEMPROTREINO